sábado, 18 de maio de 2013

Farmácia: Ciência da Saúde.


     Farmácia é a ciência que estuda, principalmente, as propriedades físico-químicas, as formas de dissolução, absorção e atuação de alguns íons e de moléculas químicas com propriedades terapêuticas, também denominados de fármacos, sobre o organismo do indivíduo (homens ou animais). É praticada por profissionais,  denominados de farmacêuticos, que se formam em uma faculdade (ou universidade) de farmácia, e tem como objeto de estudo o fármaco e seus efeitos sobre os pacientes (a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de novos fármacos e medicamentos), utilizando-se como fonte algumas plantas, animais e minerais para a obtenção desses compostos, além de realizar o estudo da manipulação, criação e aplicação de métodos de controle de qualidade de medicamentos, das formas de aplicação e de interações dos fármacos, realizando a orientação ao usuário quanto ao uso racional do medicamento, principalmente na dosagem adequada a fim de se evitar intoxicações por interações medicamentosas ou por superdosagem.
     Contudo, o campo de trabalho do farmacêutico generalista pode ser bem mais amplo, pois além da área de medicamentos o profissional poderá se especializar em outras áreas, como análises clínicas, genética, bromatologia (estudo dos alimentos), cosméticos, dentre outras mais de 40 áreas disponíveis para a atuação do farmacêutico no mercado de trabalho atual.
    Logo abaixo tem esse vídeo que encontrei no Youtube que explica um pouco sobre o curso de Farmácia, neste caso da UNIFOR (que não é a faculdade em que estudo, mais depois falo sobre isto).
     Portanto, que tiver maior interesse de ingresso nessa área, aconselho a buscar mais detalhes nas faculdades ou universidades de sua região. Na minha opinião, o curso de Farmácia é um dos melhores cursos da área de ciências da saúde. Vale muito a pena o esforço e empenho nos estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário